Movimento grevista de servidores do Ifac aprova suspensão do calendário institucional no Consu


De acordo com solicitação enviada por ofício pelo Comando Geral de Greve (CGG) dos Servidores do Ifac, a presidente do Conselho Superior e reitora do Instituto, Rosana dos Santos, incluiu na pauta da 51ª reunião ordinária do órgão, nesta sexta-feira, 26, a discussão acerca da suspensão dos calendários acadêmicos dos campi e do calendário institucional.

A reunião foi realizada de forma on-line, com transmissão ao vivo pelos canais do Sinasefe Acre e do Ifac, no Youtube, e contou com a participação dos diretores gerais dos campi e de membros do Comando Geral de Greve.

Fizeram falas durante a reunião, os membros do CGG, Arielly Ribeiro, docente e conselheira pelo Sinasefe Acre, Armando Pompermaier, representando docentes, e Joseady Freitas, representando TAEs. Eles fizeram memória das ações deliberadas pelo movimento, leitura dos ofícios enviados à reitora nesta semana, com os argumentos para justificar a necessidade de suspensão do calendário.

Por unanimidade, os conselheiros aprovaram a suspensão do calendário institucional. A votação foi aberta após o pronunciamento dos diretores gerais, que garantiram a suspensão do calendário acadêmico do campus, caso o calendário institucional do Ifac fosse, também, suspenso pela gestão.

A decisão do Consu foi comemorada pelos servidores e estudantes ligados ao Diretório Central de Estudantes (DCE) como uma vitória local na greve e, os membros do Sinasefe/AC e do CGG consideram o resultado positivo como fruto da mobilização da base.

“Quero destacar e agradecer a importância de todos que se fizeram presentes ontem na reitoria. A conquista de hoje começou no momento que umas 40 pessoas entraram naquela sala”, declarou o coordenador de Assuntos Jurídicos da seção sindical, Kacio D’Angelis.

A mobilização dos servidores foi intensa, especialmente nesta semana, culminando no ato de greve na Reitoria, na tarde de quinta-feira, 25. Além disso, na sexta, durante a reunião do Consu, os servidores levantaram a frase #SuspensãoDoCalendário no chat da transmissão no Youtube. Até música foi feita pelo professor Deimisson Silva pedindo a suspensão do calendário.

Em nota publicada no Instagram, o Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) afirma que a suspensão dos calendários acadêmicos dos campi também é uma vitória dos estudantes. O texto diz que a reunião “solucionou uma questão que vinha se arrastando há dias. Finalmente, a suspensão do calendário acadêmico garantirá que os estudantes tenham suas aulas repostas com a qualidade e o tempo necessários.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *