Filiação

Por que filiar-se ao SINASEFE?

Em suma, a sindicalização possibilita ampla cobertura assistencial ao servidor. A vocação constitucional de todo sindicato de empregados é representar direito ou interesse dos trabalhadores em qualquer âmbito e sobre qualquer matéria relacionada às relações de trabalho. Comumente, essa função de representação é associada às ações judiciais coletivas e negociações diretas com os empregadores, nas quais os trabalhadores sequer precisam se preocupar em autorizar a atuação do seu sindicato. No entanto, não se pode esquecer que também compete à entidade sindical assistir o trabalhador em outras necessidades básicas. A ajuda do sindicato é bem-vinda naqueles casos em que o trabalhador, de algum modo, se sente assediado pelo seu empregador. Na maioria dos casos, agir sozinho aumenta o desgaste da relação. Como a criação do sindicato ocorre justamente para fazer frente ao poder do empregador sobre o empregado, pode o sindicalizado provocar a sua entidade para defendê-lo.

É recomendável a sindicalização do trabalhador, pois pode contar com o seu sindicato tanto para tratar dos seus direitos e interesses coletivos, quanto para pedir assistência em assuntos individuais da mais variada espécie. 

Por Robson Barbosa, especialista em Direito do Servidor Público, advogado do Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados. 

Texto originalmente publicado no site Blog Servidor Legal

Como filiar-se?

Baixe o formulário de sindicalização, imprima-o e preencha-o com seus dados

Escaneie o formulário preenchido e envie ao e-mail da Seção Sindical Rio Branco (srb@sinasefeacre.org.br)

Ou se preferir, entregue o formulário físico preenchido no endereço da Seção Sindical Rio Branco, no Instituto Federal do Acre