Comando Geral de Greve divulga carta aberta à reitoria do Ifac

O Comando Geral de Greve dos Servidores do Instituto Federal do Acre (CGG) divulgou, nesta terça-feira, 23 de abril, uma carta aberta à reitoria da instituição de ensino.

O texto menciona as manifestações de apoio da gestão do Ifac e do Conselho das Instituições da Rede Federal, Conif, às reivindicações dos servidores da educação federal e solicita esclarecimentos da reitora sobre quais seriam as implicações da suspensão do calendário acadêmico nos campi.

Leia abaixo a carta na íntegra:

Carta Aberta à Reitoria

Considerando as declarações recentes de apoio desta Reitoria, alinhadas às declarações e posicionamentos de todos os membros do CONIF, às pautas do movimento grevista em curso na rede de institutos federais;

Considerando o mal-estar e estado de insegurança causados na base do movimento grevista, assim como reiterados questionamentos feitos aos comandos de greve locais e ao Comando Geral de Greve (CGG), ambos em decorrência de ofício enviado pela Reitoria aos diretores de campus citando a suspensão dos contratos prevista pela Lei do Direito de Greve, incluindo aí os serviços terceirizados como vigilância e limpeza;

Considerando ofício enviado pelo CGG a esta Reitoria solicitando a suspensão de todos os calendários acadêmicos do Instituto Federal do Acre em caráter retroativo;

Considerando a Nota de Esclarecimento publicada pelo CGG em que este e os comandos de greve locais que representa se comprometem com a reposição de todas as aulas, a ser planejada da forma mais participativa, ampla e democrática possível, contemplando as necessidades e possibilidades de todos os setores envolvidos e afetados pelo atual movimento paredista;

Considerando que vários institutos de vários estados estão suspendendo seus calendários letivos sem a alegação, por parte de suas gestões, de qualquer tipo de transtorno à comunidade escolar e acadêmica;

Considerando, inclusive, o princípio constitucional da transparência nos atos da administração pública;

Solicitamos, em caráter de urgência, os seguinte esclarecimentos sobre questões específicas de fundamental importância para tornar concreto o apoio, até o momento genérico, dado ao movimento paredista por esta Reitoria:

1 – Esclarecimentos sobre o entendimento desta reitora sobre a situação dos serviços de vigilância e limpeza durante o período de greve, assim como quanto à manutenção e renovação dos contratos dos professores substitutos, inclusive sobre a possível suspensão de bolsas e auxílios aos estudantes.

2 – Esclarecimentos sobre o entendimento desta reitoria quanto ao ofício do CGG sobre a suspensão de todos os calendários acadêmicos como forma mais segura de resguardar o direito de greve dos servidores assim como o planejamento participativo amplo e democrático do retorno das atividades.

Rio Branco-AC, 23 de abril de 2024

CGG – Comendo Geral de Greve dos Servidores do Ifac