Nota de Repúdio


A Diretoria Executiva da Seção Sindical Sinasefe Rio Branco/AC vem a público REPUDIAR, veementemente, a ação da PM/AC e das autoridades locais responsáveis que, de forma desproporcional, utilizou de violência, spray de pimenta e cassetete contra os trabalhadores e trabalhadoras da zeladoria da Prefeitura de Rio Branco, conforme noticiado na mídia local.

O pagamento de salário em dia é direito dos trabalhadores é dever do empregador, devendo o poder público zelar pelo cumprimento desses direitos. Trabalhadores e trabalhadoras sem salário passam necessidades com suas famílias.

A ação violenta e abusiva é desnecessária e somente demonstra o retrocesso democrático das instituições e autoridades envolvidas e o desrespeito aos direitos de liberdade manifestação, liberdade de reunião, liberdade de associação, integridade física e à dignidade humana, além de reforçar o descaso com os direitos dos trabalhadores e falta de solidariedade humana para com pessoas com salários atrasados.

Esta entidade sindical declara seu total apoio aos manifestantes e presta sua solidariedade à categoria que, lamentavelmente, foi reprimida, tolhida em seus direitos.

A entidade policial é responsável pela segurança da população e precisa agir contra bandidos e não contra trabalhadores e trabalhadoras, pais e mães de família em situação de vulnerabilidade pois com salários atrasados. O exercício da segurança pública pela polícia deve zelar pela incolumidade das pessoas.

O direito de greve dos trabalhadores e trabalhadoras, a quem cabe decidir sobre a oportunidade de exercê-lo, deve ser respeitado pelas autoridades, a quem cabe zelar pela garantia de pagamento em dia, bem como pelo diálogo e negociação. O SINASEFE Acre na luta por direitos e democracia, se põe ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *