Docentes e TAEs do Ifac e Ufac convocam atos em Defesa da Rede Federal de Educação


Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e da Universidade Federal do Acre (Ufac) convocam toda a população a prestar apoio nos Atos em Defesa da Educação que ocorrerá por todo o Brasil na quinta-feira, 9 de maio.

Articulada pelo Fórum Acreano de Entidades Sindicais das Instituições Federais de Educação (Faesife), a programação em Rio Branco será realizada na frente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), com concentração a partir das 08 horas da amanhã. Servidores dos campi Sena Madureira e Xapuri deliberaram por se somarem à participação na capital.

Durante o Ato, grevistas vão colher assinaturas em uma carta que será entregue aos parlamentares da bancada federal do Acre pedindo que se posicionem a favor do movimento. Além disso, os servidores vão solicitar um espaço para manifestação na plenária da Aleac, para apresentar aos deputados os motivos das paralizações.

Em Cruzeiro do Sul
O Comando Local de Greve (CLG) docente da Ufac/ Campus Floresta, localizado em Cruzeiro do Sul, fará uma oficina de confecção de faixas no espaço do Projeto Rondon e um café compartilhado, às 08h30, como forma de mobilização da categoria docente e acadêmicos para envolvimento nas atividades da greve. Também somam forças o CLG dos técnicos administrativos do campus, a comunidade acadêmica da universidade e movimento grevista da categoria docente, os técnicos administrativos e estudantes do Ifac/Campus Cruzeiro do Sul.

Servidores do Ifac/ Campus Cruzeiro do Sul (AC) no primeiro ato público para sensibilização da comunidade do município, na segunda semana de greve. (Foto do Comando Local/ acervo Sinasefe Acre)

Greve em números
Acompanhando os técnicos administrativos que estão em greve desde Março, os professores da Ufac aderiram ao movimento paredista no final do mês de Maio. Os servidores do Ifac, com greve deflagrada há um mês, também se somaram à luta nacional que já reúne mais de 530 unidades dos institutos federais e mais de cinquenta universidades.

Reivindicações
A greve tem entre as reivindicações a recomposição salarial, reestruturação das carreiras dos professores e técnicos administrativos, a recomposição do orçamento das instituições de educação federal que sofreu com inúmeros cortes e bloqueios nos últimos sete anos e o reajuste dos auxílios estudantis, entre outras, como a revogação do Novo Ensino Médio (NEM).

Movimento grevista em Rio Branco (AC) fez panfletagem e ocupou as ruas do centro da capital, na terceira semana de paralisações. (Foto: acervo Sinasefe Acre)

Articulação conjunta
O Faesife é formado pelos servidores da Educação Federal ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufac (Sintest), a Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/AC).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *