Sinasefe Seção Rio Branco – Acre manifesta apoio à Marina Silva


O Sinasefe Acre se posiciona ao lado de todas as manifestações de solidariedade e defesa à Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, após a violência cometida contra ela dentro do Senado Nacional.

Repudiamos a postura dos senadores por utilizarem um mecanismo tão importante quando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para diante dos olhos do povo brasileiro, fazer uma sessão de tortura psicológica contra uma mulher de trajetória digna, cuja resistência ao se tornar historiadora, vereadora, senadora, candidata à presidência da república e ministra, abriu oportunidade para muitas nortistas se verem como capazes.

Não é admissível que senadores, se valham de seus mandatos para criação de mecanismos que tentem reduzir a importância de lutas populares históricas, como as do povo extrativista, da qual Marina Silva fez parte. O que vimos foi o esforço discursivo de ao questionar o lugar de Marina, diminuir sua origem, de dissociá-la da luta em defesa do povo que vive na Floresta e, por consequência, apagar a importância também de nós Amazônidas que somos.

No ministério, Marina Silva, tem feito o trabalho de estimular o exercício cidadão de participação popular, como na retomada das Conferências de Meio Ambiente. Mandatos devem estar a serviço de tomadas de decisão e destinação de verbas de forma que o povo esteja presente apontando caminhos de cuidado coletivo e plural. Não os elegemos para que haja a manutenção de interesses de pequenos grupos que sempre desprezaram e negligenciaram o povo da Amazônia.

O lugar de uma mulher não deve estar pré-estabelecido por ninguém. Não admitiremos atos machistas, horrores misóginos, heranças patriarcais essas que insistem em querer traçar fronteiras para onde se deve estar, mesmo que manifestem menosprezo por nossas origens, ataquem nossa força ou queiram nos negar o direito ao respeito por nossas contribuições históricas na construção de um país democrático.

À Marina Silva nosso respeito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *