TBT: recorde a participação da delegada da CL Ifac-Sinasefe Acre durante a 5ª CNMA


Em clima de TBT, lembramos a participação de Aldenora Sales, estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Ifac-Campus Rio Branco, durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) ocorrida em Brasília (DF), entre os dias 06 e 09 de maio de 2025.

Tal espaço de diálogo social não ocorria desde 2013 e foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Mais de 1500 pessoas compuseram as delegações estaduais de todas as regiões do país, para a construção de propostas de políticas públicas norteadas pelo tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”.

A estudante foi eleita durante a Conferência Livre promovida pela parceria do Ifac-Campus Rio Branco com a seção Sinasefe Acre, que refletiu o tema “Emergência Climática: o IFAC e o Sinasefe em busca por soluções”, ocorrida em 24 de janeiro, no Campus Rio Branco, cuja organização e realização foram feitas pela professora Josina Pontes e o professor Luis Antonio de Pinho, responsáveis pela disciplina “Projeto Integrador IV: Biologia e Sociedade” e ainda ambos filiados à seção sindical. A equipe organizadora também foi composta por acadêmicas(os) matriculados na disciplina.

Para Aldenora, sua participação na etapa nacional foi uma experiência transformadora que ampliou seu olhar sobre a diversidade cultural e as urgências ambientais: “Fiz novas amizades, de culturas diversas, no geral, aprendi a importância de cuidarmos de nosso planeta Terra, em todos os sentidos, e nos preocuparmos com povos vulnerabilizados, com as necessidades mais urgentes, como atentarmos para a preservação da água potável que está acabando”, declarou, reafirmando que a luta precisa ser contínua.

Após análises e priorizações, delegadas(os) estaduais elegeram durante a 5ª CNMA dez propostas que servirão de base para a implementação da Política Nacional de Mudança do Clima. Afim de chegar a ações concretas que dialoguem com compromissos globais, como a limitação do aumento da temperatura média do planeta a 1,5 °C.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *