Nesta terça-feira, 09 de abril, os servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) mobilizados em greve tomaram conhecimento de um ofício enviado pela reitoria aos diretores gerais dos campi sobre a suspensão do calendário acadêmico.
O conteúdo do ofício, enviado no dia 08 de abril, pode ser lido abaixo:
“Prezado Diretor Geral,
Considerando que o SINASEFE descentralizou a organização da greve de forma que cada Campus possui seu próprio comando e que este comando de greve é que discute as pautas locais, razão pela qual as tratativas de ações de âmbito local serão realizadas entre os Diretores Gerais e o comando de greve local.
Considerando que compete ao Conselho Superior a suspensão do calendário acadêmico, este podendo ser realizado por Campus.
Considerando que eventual suspensão do calendário escolar implicará na suspensão de pagamento de auxílio aos alunos, na suspensão dos contratos dos professores substitutos e, ainda, nos contratos de fornecimento de alimentação e de limpeza do campus.
Solicitamos que o campus informe os motivos pelos quais entende cabível e necessário a suspensão do calendário acadêmico.”
Com a ameaça de suspensão do pagamento dos auxílios aos alunos, dos contratos dos professores substitutos e do fornecimento de alimentação e de limpeza do campus, os servidores mobilizados chegaram ao entendimento de que a medida da gestão do Ifac busca impedir o direito de greve e desencorajar a mobilização dos servidores em suas unidades.
Além disso, o ofício enviado pela reitoria aos campi passa uma imagem negativa para a comunidade escolar sobre o movimento e os servidores grevistas ao indicar que a suspensão do calendário acadêmico acarretaria também na suspensão do pagamento dos auxílios aos alunos, dos serviços de alimentação e de limpeza nos campi.
Providências – Diante da medida tomada pela gestão do Ifac e da manifestação de revolta dos servidores, a Diretoria Executiva do Sinasefe Acre convocou uma reunião urgente com os comandos de greve locais e um representante do escritório jurídico da seção sindical para que os servidores compartilhassem suas dúvidas e os problemas vivenciados em suas unidades.
A reunião, que foi realizada na terça-feira, às 17h, no formato on-line, também foi importante para esclarecer aos comandos de greve locais sobre o direito de greve dos professores substitutos e dirimir outras dúvidas.
Além da reunião com os comandos de greve locais, o Sinasefe Acre por meio de sua Diretoria solicitou, em caráter de urgência, uma reunião on-line com a reitoria do Ifac e os comandos locais de greve para tratar sobre o comunicado enviado aos campi acerca das consequências da suspensão do calendário acadêmico.
Confira o ofício enviado pelo Sinasefe Acre à reitoria do Ifac: